Personagens autistas na ficção

Descrição de imagem: personagem Newt Scamander, interpretado por Eddie Redmayne, da saga Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Quando falamos em autismo, muitas pessoas imaginam que se trata de uma doença rara em que o portador da condição é um gênio ou só fica no seu canto isolado. Acontece que autismo não é doença e nem raro! E tampouco seus portadores são todos gênios ou ficam isolados do resto do mundo. Você pode já ter visto alguém autista várias vezes e nem ter reparado! Acontece que autismo não tem cara! E, por falar em cara do autismo, hoje vamos conhecer diversas carinhas autistas na ficção! Como será que é a representatividade autista na mídia? Será que dá conta da diversidade presente na condição? Acompanhe!

#1 JULIA (VILA SÉSAMO)

Descrição de imagem: personagem Julia, do programa infantil de fantoches Vila Sésamo, segurando seu coelhinho de pelúcia.

A personagem Julia foi introduzida em Vila Sésamo em 2015, como parte da iniciativa Sesame Street and Autism: See Amazing in All Children (Vila Sésamo e Autismo: Veja o Incrível em Todas as Crianças, em português). A fantoche é uma menina de quatro anos que adora brincar. Sua brincadeira preferida é pique-boing boing (boing boing tag), na qual as crianças precisam fugir pulando e dizendo “boing”, enquanto uma outra as persegue fazendo a mesma coisa. Julia não é de falar muito, dizendo apenas algumas palavras soltas, como “brincar”. Ela também tem sensibilidade ao barulho e ao toque, o que faz com que ela não goste de música alta e nem de abraços convencionais. Isso não quer dizer que ela não precise de carinho! Com isso em mente, seus amigos inventaram o “abraço-estrela-do-mar”, que consiste em encostar as mãos nas de quem se quer abraçar. É uma forma inclusiva que eles encontraram para que Julia também recebesse seus abraços. Fofo, não? A doce menina também nem sempre responde quando é chamada, mas seus amigos sempre fieis já aprenderam que ela tem o seu próprio tempo. A Julia é a primeira personagem autista de Vila Sésamo!

#2 DR. SHAUN MURPHY (THE GOOD DOCTOR/O BOM DOUTOR)

Descrição de imagem: personagem Shaun Murphy, interpretado por Freddie Highmore, de jaleco em um hospital.

Shaun Murphy é um rapaz autista que tem síndrome de Savant e sonhava em ser médico desde que perdeu seu coelho de estimação e seu irmão. Por ter um jeito diferente, o jovem cresceu sendo vítima de bullying, sendo sempre protegido pelo irmão. Nem depois de adulto teve paz: os outros residentes e diretores do hospital também o subestimavam. Por conta do autismo, o residente médico possui certas características, como déficits na interação social e pensamento concreto e literal, o que faz com que ele não entenda a ironia de seus colegas, além de ser inadequado em muitas situações. Shaun é direto quando não deve ser, sincero quando deveria mentir e ingênuo quando querem fazê-lo de bobo. Isso não quer dizer que seu autismo seja algo negativo: o doutor possui muitas qualidades por conta de sua síndrome, como ser verdadeiro e muito bom na medicina, que é sua área de interesse. Além de autismo, o dr. Shaun Murphy tem savantismo, uma condição rara que costuma aparecer em apenas 10% dos autistas. Isso significa que ele tem um talento genial e fora do comum em uma área de conhecimento, mas tem muitas limitações fora da sua área de interesse.

#3 SAM GARDNER (ATYPICAL)

Descrição de imagem: Sentado no chão próximo a armários escolares, Sam Gardner, da série Atypical, segura um livro e olha para frente. Ele usa fones de ouvido pretos.

Atypical (Atípico, em português) é uma série da Netflix que estreou em 2017 nessa plataforma de distribuição de filmes online. O personagem principal é Sam Gardner, um menino autista de 18 anos que precisa lidar com o mundo confuso dos neurotípicos e ainda com sua família problemática. Ele tem apenas um amigo, mas é uma amizade verdadeira. Além disso, ele possui um emprego de meio período e estuda em uma turma regular, tirando excelentes notas. Mesmo não sendo plenamente independente, o jovem conta com a ajuda de seus pais, sua irmã mais nova, seu amigo e de sua psicóloga Julia. No final da segunda temporada, ele fica um passo mais próximo da independência ao entrar para a Universidade. O interesse restrito/hiperfoco de Sam são pinguins e a Antártica! Ele sabe tudo sobre esse assunto e ama falar sobre isso. Contrariando o pensamento de que autistas não se relacionam, o jovem namora, apesar dos conflitos próprios da adolescência. Atypial é uma série bem divertida da Netflix que mostra a realidade do autismo e como ela afeta a vida de quem o tem e de sua família.

#4 ROSETTA BASILIO (À SOMBRA DO PIANO)

Descrição de imagem: Rosetta Basilio, personagem de À Sombra do Piano, sentada com as mãos juntas.

Rosetta é uma jovem mulher que, desde criança, era muito diferente dos irmãos. Ela não falava, tinha crises, se balançava para frente e para trás e aprendeu sozinha a tocar o piano. Ela não se comunica da forma convencional, normalmente repetindo frases e palavras que ouviu (ecolalia). Apesar de suas limitações e de sua mãe possessiva e controladora, ela tem uma relação muito especial com sua irmã mais velha Franny, que sempre acreditou em seu potencial. Rosetta, apesar de ser um caso de autismo severo, não recebeu um diagnóstico. A palavra autismo nunca é citada no filme, que se passa numa época em que pouco se conhecia sobre esse assunto. Sua família nunca soube o que ela tinha, e sua mãe a via como uma incapaz que apenas tocava piano por imitação. De forma diferente, Franny sabia que ela tinha um talento extraordinário para música, como sua habilidade no piano e seu ouvido absoluto, e que tinha muito a dizer, apesar de ser “não-verbal”. O filme À Sombra do Piano mostra o autismo severo de uma nova forma: a potencialidade do autista e sua capacidade de sentir, mesmo que pouco se espere deles na nossa sociedade. A história de Rosetta é baseada em fatos reais. Você pode assistir ao filme legendado clicando aqui.

#5 NEWT SCAMANDER (ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM)

Descrição de imagem: personagem Newt Scamander, interpretado por Eddie Redmayne, da saga Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Newt Scamander é um famoso Magizoologista no universo de Harry Potter. Ele tem um grande fascínio pelas criaturas mágicas e é um especialista na área. Ele carrega consigo uma maleta, que, enfeitiçada com um Feitiço Indetectável de Extensão, o leva para o local no qual ele guarda suas criaturas. Ele é um feiticeiro extremamente habilidoso e metódico, tendo um jeito meio desengonçado e excêntrico. Por conta dessas características, o ator Eddie Redmayne, que interpreta Newt, acredita que ele esteja dentro do espectro autista.

#6 WENDY (TUDO QUE QUERO)

Descrição de imagem: Wendy, do filme Tudo que Quero, sozinha em pé na estrada.

Interpretada por Dakota Fanning, Wendy é uma jovem autista que tem como hiperfoco a série Star Trek (Jornada das Estrelas). Ela sabe tudo sobre esse assunto e vive em uma casa de apoio por conta de sua irmã mais velha Audrey, que não acredita que ela possa viver junto com o sobrinho pequeno por conta de suas crises. Wendy trabalha em uma lanchonete e faz terapia, mas, em seu tempo livre, se dedica ao seu hiperfoco, o que inclui escrever seu próprio roteiro para uma competição de Jornada nas Estrelas. A jovem possui um jeito diferente de falar e agir, o que é visto de forma estranha pelas pessoas. Percebendo que não teria como enviar seu roteiro pelos correios, a menina foge em direção à Hollywood, o que gera toda a trama do filme.

#7 SYMMETRA (OVERWATCH)

Descrição de imagem: personagem Symmetra, do jogo Overwatch, com a mão estendida olha para um objeto azul brilhante que flutua acima de sua mão.

A indiana Satya Vaswani, conhecida como Symmetra, é uma das personagens do jogo online Overwatch. Ela manipula construtos de luz sólida e altera o mundo conforme a sua vontade, na esperança de criar uma sociedade perfeita. Sendo uma das poucas capazes de se tornar uma arquiteta dobradora de luz, a jovem de 28 anos foi recrutada para a academia de arquitetura de Vishkar. Diferente dos seus colegas, ela desenvolveu uma técnica para manipular a luz sólida a partir dos movimentos da dança tradicional de sua terra natal. Foi confirmado pelos criadores do jogo que ela tem autismo e, por isso, é tão boa no que faz.

#8 BENÊ (MALHAÇÃO)

Descrição de imagem: a personagem Benê, de malhação, segura seus óculos

Benê (ou Benedita) é a primeira personagem autista de Malhação. Ela foi introduzida na temporada Viva a Diferença como uma menina tímida e diferente. Ela sofria muito bullying por causa do seu jeitinho e tinha muita sensibilidade a sons e a toques. Apesar de solitária, a menina conseguiu se inserir em um grupo de amigas, que se denominou “as garotas do vagão”, pois se conheceram no metrô. A jovem possui um talento especial para corrida e piano. No final da novela, Benê descobriu que tinha Sindrome de Asperger, que é uma forma de autismo.

Espero que tenham gostado de conhecer esses personagens autistas fictícios! Algum deles tem “cara” de autista? Difícil, né? Como já falei, autismo não tem cara. O preconceito também não! Não esqueça de curtir minha página A Manina Neurodiversa no Facebook para acompanhar minhas matérias! Obrigada e tchau tchau!

3 comentários sobre “Personagens autistas na ficção

  1. Maria Fernanda 24 de maio de 2019 / 16:23

    O mais engraçado é que quando eu comecei a jogar Overwatch eu imediatamente selecionei a Symmetra pelo nome dela (simetria é tudo para mim) e me identifiquei com muita das falas delas. Amo essa personagem 😀

    Curtir

    • alimcs 24 de maio de 2019 / 17:04

      Que legal!!! Você também joga Overwatch!! Me adiciona pra jogarmos juntas! 🙂

      Curtir

  2. Any 11 de abril de 2021 / 20:01

    Acrescenta aí o Sherlock Holmes da série “Sherlock”, da BBC. Além de ele ter todas as características (sempre destacam a sua falta de empatia, e incapacidade de ler expressões, o tornando inconveniente), ainda por cima, no episódio 2 da 2º temporada (Os Cães de Baskerville), o Insp. Lestrade menciona aos 57 min para o Dr. Watson que “a pista nova acalmaria o seu Asperger”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s